terça-feira, 24 de março de 2015

Por que Jesus não é o arcanjo Miguel? / Why Jesus is not Michael the Archangel?

                                   

A Sociedade Torre de Vigia ou Testemunhas de Jeová, juntamente com a sua coirmã, Igreja Adventista do Sétimo Dia, Ellen Gould White, ensina que Jesus é o arcanjo Miguel. Embora não se encontre apoio para tal doutrina nas Escrituras Sagradas, esses grupos heterodoxos se apropriam de alguns argumentos para justificar tal erro, como por exemplo as Tj’s:

 “O termo "arcanjo" só aparece no singular na Bíblia; em 1 Tessalonicenses 4.16. a vinda de Cristo e precedida da "voz de “arcanjo”; finalmente, Daniel 12.1 afirma que Miguel lutará pelo povo de Deus concluindo, com isso, ser Jesus Cristo o mesmo Miguel. (Ajuda ao Entendimento da Bíblia, paginas 1111 , 1112).

Vale ressaltar que no início as Tj’s não criam que Jesus era Miguel (A Sentinela, edição americana, novembro de 1879, página 48). Depois afirmaram, em (O Ministério Consumado, página 188), que ele é o papa:

“Ap 12.7: “E irrompeu guerra no céu" – Entre dois poderes eclesiásticos- Roma pagã e Roma Papal. Miguel. Quem é como Deus?- o Papa; os seus anjos- os bispos. Isto é o que diz o Catecismo Católico à pergunta: “Quem são os sucessores” dos apóstolos? Resposta: os bispos corretamente consagrados e que estão em comunhão com a Cabeça, o Papa”.

   Os adventistas:

 “Ainda mais: Cristo é chamado o Verbo de Deus. João 1:1-3. É assim chamado porque Deus deu Suas revelações ao homem em todos os tempos por meio de Cristo. Foi o Seu Espírito que inspirou os profetas. I Ped. 1:10 e 11. Ele lhes foi revelado como o Anjo de Jeová, o Capitão do exército do Senhor, o Arcanjo Miguel.”(Patriarcas e Profetas, p. 366).

O adventista e autor do livro “História do Adventisto”, C. Mervyn Maxwell mostrou como os adventistas denominam o arcanjo Miguel:

“Miguel, o Senhor (Yahweh);
Miguel, o Arcanjo cuja voz irá despertar os mortos, é Jesus, o Filho de Deus e nosso Salvador. Pelo fato de ser tanto Deus quanto um Anjo (no sentido muito especial que antes expusemos) [...]o Arcanjo. Miguel, o Cristo glorificado” (Uma Nova Era Segundo As Profecias de Daniel, p. 284-285,grifo nosso).

Agora vejamos porque as seitas estão equivocadas ao pensarem que o Criador é a criatura.


O nome de Miguel é mencionado como arcanjo e aparece em Judas 9:

"Mas o arcanjo Miguel quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda”.

Essa é a única passagem das Escrituras que mostra ser Miguel um arcanjo (ἀρχάγγελος). O termo grego ἀρχ (gr. arch) significa, “chefe, líder” ou “cabeça”. Isto mostra que Miguel é um líder dos anjos. Seu nome em hebraico é  מִֽיכָאֵ֗ל(hebr. Michael), significa” Quem é semelhante a Deus?”. O hebraísta Heinrich Friedrich Wilhelm Gesenios, declara que a tradição rabínica afirma ser Miguel “um dos sete arcanjos”. Esses arcanjos aparecem na literatura rabínica apocalíptica, em que esses nomes são apresentados no livro pseudoepífrafo de Enoque: Uriel, Rafael, Raquel, Miguel, Saracael, Gabriel e Remiel (1Enoque 20.2-8; Tob 12:15).

O vs. 21 e Dan. 12.1 indicam que Miguel era o anjo patrono de Israel. Em Enoque 9.1 e 71.9, Miguel aparece como um dos sete arcanjos. Em Jud. 9, ele é o anjo que contende com Satanás, e em Apo. 12.7 ele guia as forças boas contra o dragão. Ver no Dicionário os artigos chamados Gabriel e Miguel (Arcanjo).(CHAMPLIN.R.N. AT. Interpretado Versículo por Versículo. 2ª edição. 2001. p 3420 .Hagnos ).

 Ele está aqui, disse ser "um dos primeiros príncipes", isto é, das mais altas do anjo-príncipes, - Daniel 10:21 , "o príncipe", ou seja, o príncipe, que afirma, por Israel, que conduz a causa de Israel. Os primeiros pontos de título sem dúvida, para um arranjo de ordens e graus entre os anjos, designando Michael como um dos mais ilustres dos anjos-chefes; por isso chamado de Judas 1: 9 ἀρχάγγελος , também em Apocalipse 12: 7 , onde ele é representado como concorrendo com os seus anjos contra o dragão. (Karl Fredreich Keil e Franz Delitzsch  Commentary on the Old Testament Dan 10:13).  

O Dr. David H. Stern, que é judeu, ao escrever o seu Comentário Judaico, definiu Miguel como apenas um anjo:




Sabre a palavra "arcanjo", os sectários declaram: "O termo ocorre na Bíblia apenas no singular". Isso é verdade, todavia não oferece sustentação alguma à doutrina jeovista e adventista, pois as Escrituras Sagradas revelam existir mais seres, no céu, da mesma natureza e com a mesma posição: “e eis Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Persia” (Dn 10.13). Veja que a expressão “um dos primeiros príncipes” mostra existir outros como Miguel; assim, não pode ser ele o Filho de Deus. Interessante que até na “Bíblia” das Testemunhas de Jeová é notório que Miguel é um entre outros arcanjos. Vejamos como eles traduziram o texto do profeta:

Mas o príncipe do reino da Pérsia se colocou em oposição a mim por 21 dias. Então Miguel, um dos príncipes mais importantes, veio me ajudar; e eu permaneci ali com os reis da Pérsia.


A “voz de Arcanjo” na realidade significa voz de comando, de autoridade. Isso quer dizer que o arauto anunciará a vinda de Cristo Jesus, e não que o Senhor Jesus será o seu próprio arauto. Miguel atuará na liderança das hostes angelicais na luta contra os inimigos de Israel (Dn 12:1). Pelejará contra o Dragão e seus anjos (Ap 12:7-8). 


Ora, se Jesus em condição espiritual, ou em forma de "arcanjo" como querem os adventistas e Testemunhas de Jeová, não ousou censurar o diabo (Jd 1:9), como poderia tê-lo feito na condição humana (Fp 2,7), com as seguintes palavras: " “Retira-te, Satanás”(Mt 4:10) E Arreda, Satanás!" (Mt 16:23) ?

Há, portanto, clara distinção entre Jesus e Miguel.
·         Jesus é chamado de Filho, mas Miguel não, por ser ele anjo;
·         Jesus é Criador (Jo1.3; Ap 1:18), Miguel é criatura que obedece ao Criador (Mt 26:53;Cl 1.16);
·         Jesus é adorado por Miguel (Hb 1.6), Miguel não pode ser adorado (Ap 22.8-9);
·         Jesus, é o Senhor dos senhores (Ap 17:14), Miguel é um dos príncipes (Dn 10.13);
·         Jesus é Rei dos reis (1 Tm 6.15), Miguel é príncipe dos judeus (Dn 12.1).


Bibliografia:
Bibleworks9
SOARES. Esequias. Respostas Bíblicas às Testemunhas de Jeová.
WHITE. Ellen G. Patriarcas e Profetas.
MAXWELL.C. Mervyn. Uma Nova Era Segundo As Profecias de Daniel.
http://www.jw.org/pt/publicacoes/biblia/nwt/livros/daniel/10/
http://www.studylight.org/commentaries/kdo/

Itard Víctor Camboim De Lima.                                                                       25/03/2015


2 comentários:

  1. Nem precisa dizer muito. Quando o Arcanjo Miguel repreende o diabo na disputa com o corpo de Moisés ele diz - "O Senhor te repreenda". Ora sabemos que Jesus é o Senhor e nunca diria ao diabo "o Senhor" pois Ele como o Senhor pode lhe repreender diretamente como Ele fez na tentação no deserto dizendo - "Não tentarás ao Senhor teu Deus". Ele diria - "te repreendo" e não - "O Senhor te repreenda. Portanto o arcanjo MIguel nada tem a ver com Jesus Cristo.

    ResponderExcluir