sábado, 20 de janeiro de 2018

Jesus e o vinho em Caná






Alguns defensores da ingestão alcóolica, na tentativa de fazer com que Jesus ou a Bíblia aprove a ingestão de álcool, interpretam a fala do mestre-sala, quando este disse: ...“beberam fartamente” (Jo 2:10 ARA) como um xeque-mate contra os que se abstém do álcool pelo simples fato dessa palavra, em grego methysthōsin que vem de methyō, significar uma embriaguez, como, por exemplo, na LXX (Embriagai-o - μεθύσατε αὐτόν (Jr 31:26). Esses defensores dizem que havia um costume de se embriagar em casamentos e que Jesus endossou isso ao transformar água em vinho.

Porém, a nosso olhar o texto de João não diz que as pessoas tinham o hábito de se embriagar, pois methyō também pode ter o sentido de algo suficiente, satisfatório, razoável, regular ou moderado quando lido em  (Is 58:11) na Septuaginta. O texto diz: 

καὶ ἔσται ὁ θεός σου μετὰ σοῦ διὰ παντός καὶ ἐμπλησθήσῃ καθάπερ ἐπιθυμεῖ ἡ ψυχή σου καὶ τὰ ὀστᾶ σου πιανθήσεται καὶ ἔσῃ ( ὡς κῆπος μεθύων ) καὶ ὡς πηγὴ ἣν μὴ ἐξέλιπεν ὕδωρ καὶ τὰ ὀστᾶ σου ὡς βοτάνη ἀνατελεῖ καὶ πιανθήσεται καὶ κληρονομήσουσι γενεὰς γενεῶν (BibleWorks 9)

 O SENHOR te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás ( como um jardim regado ) e como um manancial cujas águas jamais faltam. (Isa 58:11 ARA) 

Este texto diz que o abençoado será como um jardim regado. Ora, regar é totalmente diferente de inundar ou afogar. Alías, se em um jardim as plantas forem afogadas pela água elas podem morrer [1]. Diante disso, é fácil entender que o mestre-sala estava dizendo que geralmente nos casamentos as pessoas tomavam o vinho bom, mas após o seus paladares ficarem totalmente regados com o sabor da uva, elas não distinguiriam qual tipo de vinho estavam tomando quando o de menos qualidade fosse servido. Não era necessário estar bêbado para não perceber a diferença. 

            Além disso, segundo alguns comentaristas, o vinho bíblico era ingerido depois de misturado com água. Vejamos as fontes:

Keener, Craig S. Comentario Bíblico Atos - Novo Testamento. P. 278.ATOS;

STERN, David H. Comentário Judaico do Novo Testamento. P. 700. ATOS;

GEISLER, Norman & HOWER, Thomas. Manual de Dificuldades Bíblicas p. 406-407. MC;

Bíblia da Reforma. Nota de rodapé. P. 1754. SBB;

BARNES, Albert. Notes on the Whole Bible - 1Timothy 5:23;
Disponível em: <https://www.studylight.org/commentaries/bnb/1-timothy-5.html>

            Desse modo, fica mais claro que Jesus ou a Bíblia em momento algum apoia a ingestão alcoólica sobretudo no modus operandi dos dias atuais onde as pessoas bebem quase todas os dias como entretenimento, algo inexistente nos tempo bíblicos.   

[1]  Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=AvrEeI9iMkI>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário